O que é Musicoterapia?

 

"Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

 

A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento."

 

Federação Mundial de Musicoterapia - 1996

 

Papel do musicoterapeuta

 

 

Realizar atendimento terapêutico em pacientes e clientes (em grupo ou individual) utilizando programas, métodos e técnicas específicas de musicoterapia.

 

Atuar na orientação de pacientes, clientes, familiares e cuidadores.

 

Desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.

 

Exercer atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Atuação

 

 

Para ser um musicoterapeuta é necessário que o profissional tenha diploma em algum curso reconhecido a nível de graduação ou especialização com comprovação de estagio supervisionado em musicoterapia (como recomenda o código de ética).

 

Os profissionais exercem suas funções em setores como: saúde, serviços sociais, educação, dentre outros.

 

O musicoterapeuta pode trabalhar com diversos métodos, dentre eles: métodos receptivos: quando o musicoterapeuta toca música para o paciente. Este método geralmente é utilizado quando os pacientes possuem grandes dificuldades motoras ou quando o profissional tem um objetivo específico. métodos ativos: quando o paciente toca os instrumentos, canta, dança ou realiza outras atividades junto com o terapeuta.

ESPAÇO DO MUSICOTERAPEUTA

633